Saiba mais...
Saiba mais...

Você sabia que diversas patologias podem ser tratadas em casa sem a necessidade do doente se deslocar até um hospital, clínica ou posto de saúde? Geralmente, aqueles pacientes que não precisam de internação iminente,  podem se beneficiar dos benefícios das terapias físicas, conhecidas como “fisioterapia”, praticadas na comodidade do lar.

A fisioterapia é uma atividade profissional baseada em conhecimentos científicos para curar, prevenir e reabilitar portadores  de múltiplas doenças adquiridas, degenerativas e congênitas. Por isso a fisioterapia domiciliar vem se tornando uma prática comum nas principais cidades brasileiras, a exemplo dos centros mais desenvolvidos do mundo.

Durante muito tempo o conceito de Fisioterapia Domiciliar ficou restrito à aplicação da terapia à pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. Embora estes ainda sejam os principais usuários, cada vez  cresce mais o interesse da população em geral para este tipo de intervenção, em função das grandes vantagens oferecidas.

O fisioterapeuta domiciliar é um agente de saúde preparado para oferecer, no conforto do lar, os recursos técnicos apropriados para resgatar a melhora da qualidade de vida dos que sofrem de distúrbios físicos variados. Através das sessões individuais, os planos de tratamento são mais eficazes. São baseados nas observações reais das dificuldades e necessidades do paciente em suas atividades da vida diária.

Dentro de casa, onde o mundo é real e natural, a abordagem terapêutica é mais eficiente e a recuperação do paciente é, portanto, mais rápida. Isso porque o tratamento é personalizado e se realiza na convivência e supervisão dos familiares. Nos ambientes artificiais das unidades de saúde ( hospitais, clínicas etc.)  existe uma certa distância entre terapeuta, paciente e familiares. Além do que,  nas clínicas e hospitais sempre há o risco do paciente se contaminar pelas temidas doenças oportunistas, ou seja, as infecções hospitalares, por exemplo.

 

Dentre os principais pontos positivos que o tratamento domiciliar oferece, destacam-se:

  • As sessões são realizadas no conforto da casa.
  • Não se perde tempo com deslocamentos.
  • Há flexibilidade de horários. Você não precisa ficar restrito ao horário comercial pois a terapia pode ser feita de manhã, a tarde ou a noite, ou mesmo em fins de semana ou feriados dependendo de o caso necessitar de fisioterapia ininterrupta.
  • Não é necessário aguardar em salas de espera.
  • Análise do ambiente permitindo detecção de barreiras arquitetônicas que possam dificultar a locomoção do paciente, bem como identificação de potenciais riscos para quedas ou acidentes.
  • Maior comodidade e facilidade para os pacientes que dependem de alguém que os leve até uma clínica ou apresentam dificuldades de locomoção.
  • O atendimento é personalizado e permite que a família acompanhe de perto o tratamento e evolução do paciente.
  • Recuperação mais rápida, pois o tratamento é personalizado.

 

Somado a tudo isso, nada melhor do que agendar um tratamento com flexibilidade de horário,  baseado na confiança, afinidade e contato direto com o “Fisioterapeuta”!